[Perdida em traduções] Dez filmes famosos que surpreendentemente falharam no teste de Bechdel

14:02 Andrizy Bento 0 Comments


Tradução livre do texto originalmente publicado no site Film School Rejects: 

O teste de Bechdel, se você não está familiarizado com o termo, é um ponto de referência para filmes desenvolvido por Alison Bechdel em 1985. Para um filme passar no teste de Bechdel, ele precisa conter uma coisa: uma cena na qual duas ou mais personagens femininas (que possuam nome) tenham uma conversa (isto é, um diálogo na qual as duas participem ativamente) sobre qualquer coisa, exceto homens. Qualquer coisa, mesmo que seja algo estereotipadamente feminino, como compras ou sapatos. Pode até mesmo ser sobre fezes de um cachorro. Não importa.

Parece simples, não é? Então pode ser um tanto chocante descobrir que de 2.500 filmes analisados, cerca de metade apenas passou no teste. E, para ser claro, passar não significa que o filme é bom ou ruim. Falhar no teste não significa que o filme é mau ou anti-mulheres, ou mesmo que passar faz do filme uma obra fortemente feminista. É apenas para fazer as pessoas pensarem a respeito da questão de gênero e como isso é apresentado nos filmes. De fato, o exemplo que Bechdel deu de filme que passou no teste é Alien, unicamente porque Ripley e Lambert tem uma breve conversa acerca do alienígena (vamos ignorar o fato de que o alien é um monstro peniano andante, e que isso foi antes dos Xenomorphos estabelecerem os sexos – as Rainhas não foram introduzidas na franquia até o filme de 1986, Aliens – O Resgate).

Mas ainda assim, surpreende descobrir que alguns dos filmes mais populares de todos os tempos falharam no teste e frequentemente por razões que você, talvez, nunca tenha considerado.

10) A Rede Social


Mark Zuckerberg e seus amigos passam duas horas ferrando um ao outro e qualquer um ao seu redor em busca dos bilhões do Facebook, aparentemente em uma tentativa de provar que nerds não podem ter amigos.

Por que falha no teste:

Nenhuma das mulheres no filme fala uma com a outra em algum momento. Na verdade, elas são personagens rasas a quem os personagens masculinos ignoram ou com quem apenas transam nos banheiros quando é dramaticamente apropriado. Aaron Sorkin, roteirista do filme, de fato comentou a ausência de personagens femininas tridimensionais em uma entrevista com Stephen Colbert, dizendo que as mulheres eram “prêmios”. Uau, Sorkin! Que encantador da sua parte.

9) Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte II


Harry e seus amigos (muitas dos quais são mulheres) começam a dar seus passos finais para derrotar Lord Voldemort. Eles o enfrentam, derrotam, envelhecem estranhamente e todos vivem felizes para sempre.

Por que falha no teste:

Nenhuma das personagens femininas no filme realmente conversam. Elas trocam algumas palavras vez ou outra, como quando a Professora McGonagall faz um comentário sobre “sempre ter desejado usar este feitiço” para a senhora Weasley no momento em que traz as estátuas de pedra à vida; ou quando a senhora Weasley chama Bellatrix de vadia... Mas nenhuma delas responde e, tipo, conversam. Elas podem muito bem estar falando consigo mesmas (ou, mais provavelmente, com a audiência).

8) Avatar


Um cara paraplégico pega o controle remoto alienígena de seu irmão, se apaixona por outra alienígena, luta contra um grupo de humanos e decide que ele prefere mesmo ser um alien, porque aparentemente, pensa que viver em um planeta repleto de animais aterrorizantes e esperando pela volta dos humanos soa bem melhor.

Por que falha no teste:

Assim como em Harry Potter, há alguns breves momentos em que personagens femininas dirigem uma única linha de diálogo uma para a outra, mas elas não mantêm um diálogo realmente... Exceto por uma cena na qual Neytiri e sua mãe se aprofundam em uma discussão. O único problema é que a conversa é sobre Jake, que, você provavelmente notou, é um homem. Você chegou tão perto, James Cameron.

7), 6), 5) A Trilogia Original de Star Wars 


Um garoto em um planeta distante descobre a respeito de uma “força” mágica através de um velho homem, aprende a ser um Jedi, eles lutam contra o Império e etc, etc... Honestamente, se você não sabe disso, então espero que estes 35 anos em coma tenham sido realmente pacíficos e adoráveis.

Por que falha no teste:

Há apenas três personagens femininas, com nome e que falam na trilogia original: Princesa Leia, Tia Beru e Mon Mothma, uma das líderes da Aliança Rebelde. Nos três filmes, nenhuma delas dirige sequer uma palavra à outra. Sério, George? Por que toda a galáxia é um clube do bolinha? Aqueles tanques de Bacta fazem bebês também?

Agora um grande chute nas partes baixas dos fãs de Star Wars: O prequel, isto é, a nova trilogia realmente passa no teste (parcialmente). Padme conversa com Shmi Skywalker no Episódio 1 e com suas servas em várias passagens do Episódio 2 e, em ambos os casos, elas discutem outras coisas que não homens. O Episódio III ainda falha, no entanto. Nenhuma das mulheres fala uma com a outra neste.

4), 3), e 2) Toda a Trilogia Senhor dos Anéis


Um hobbit é apanhado durante uma grande guerra quando tem de levar um anel mágico direto para a porta do vilão. Se você não conhece este também, então estou honestamente surpreso que você até mesmo saiba o que são filmes. Por que está aqui?

Por que falha no teste:

Apesar de contar com três personagens femininas fortes como Arwen, Eowyn e Galadriel, elas estão todas em diferentes partes da Terra Média e nunca realmente se encontram, tampouco falam uma com a outra. Sério, em todas as dez horas de trilogia jamais duas personagens femininas interagem entre si. Considerando o fato que a população inteira da Nova Zelândia está nos filmes, é até mesmo estatisticamente impossível.

1) Corra, Lola, Corra


Lola precisa dar um jeito de arranjar 100, 000 marcos alemães em vinte minutos ou seu namorado será morto. O filme narra três diferentes resultados possíveis para suas ações e explora seu relacionamento e interações com as pessoas e o mundo ao seu redor.

Por que falha no teste:

Embora Lola seja considerada uma das mais bem formuladas personagens femininas a ser incluída em um filme, Corra, Lola, Corra ainda assim falha no teste de Bechdel por uma simples razão: Lola nunca tem uma conversa com outra mulher em qualquer ponto do filme. Ela fala com seu pai, seu namorado, o segurança do banco de seu pai... E sequer interage com uma mulher.


*Salut*

0 comentários: