[Screencap] X-Men

15:58 Andrizy Bento 0 Comments


Fui pega de surpresa com o último trailer de X-Men: Apocalypse. Não que eu tenha achado o trailer uau, incrível! Para falar a verdade, acho que há coisas na franquia que precisam ser melhoradas. Principalmente o senso estético do diretor Bryan Singer. Mas isso é papo para outro momento. O fato que me pegou de surpresa foi o diálogo que abre o trailer, entre os jovens Professor Xavier e Erik "Magneto" Lehnsherr. É praticamente o mesmo diálogo (com algumas poucas alterações) que ocorreu entre suas versões mais velhas na cena final do primeiro filme dos X-Men de 2000, enquanto os personagens jogavam xadrez na prisão de plástico em que Magneto cumpria sua pena. E que foi aproveitado (sabiamente, diga-se de passagem) no início de um dos trailers do ótimo X-Men 2 de 2003. Afinal, aquela conversa era o que os gringos costumam chamar de foreshadowing.

Foreshadowing trata-se de um recurso de roteiro espertinho, em que se dá uma dica ou pista do que irá acontecer futuramente na trama. Assim, cabe ao espectador atentar para cada cena, cada diálogo, pois mesmo aqueles que aparentemente soam como os mais triviais, podem ser de grande utilidade para o andamento da trama, pois estão ali com a função de indicar algum evento futuro de suma importância ou mesmo o clímax da narrativa. É basicamente um prenúncio do que está por vir. E aquela conversa entre Xavier e Magneto no primeiro filme dos X-Men já apontava para um acontecimento muito importante da sequência: O Instituto Xavier Para Jovens Superdotados sendo invadido pelo coronel William Stryker, um grande desafeto dos mutantes e o principal vilão do segundo filme.

Se em Apocalypse ele será utilizado com a mesma sabedoria com que foi inserido no trailer de X2, ou se, infelizmente, foi apenas reciclado por puro capricho e sem um real propósito dentro do contexto do filme, ainda é cedo para dizer. Mas que foi inevitável a emoção tomar conta de mim ao ouvir aquelas linhas de diálogo tão familiares e que tenho decoradas há anos em minha cabeça, isso foi ;)


Magneto: Does it ever wake you in the middle of the night? The feeling that one day they will pass that foolish law or one just like it, and come for you? And your children?
Prof. Xavier: It does, indeed.
Magneto: What do you do, when you wake up to that?
Prof. Xavier: I feel a great swell of pity for the poor soul who comes to that school... looking for trouble.

Aproveitando, recomendo este vídeo, uma compilação de cenas em que os melhores personagens  de X-Men, Xavier e Magneto, aparecem ou jogando xadrez, ou referenciando o complexo jogo em seus diálogos. Reparem como o xadrez tem um simbolismo importante na franquia ;)

*Salut*

0 comentários: