[Tag] Confissões de um bibliófilo

12:06 Andrizy Bento 1 Comments

Hoje, vamos de tag! :)

1. Qual é o gênero de literatura que você se mantém longe?

Romance de banca e a evolução do gênero cujos maiores expoentes são Nora Roberts, Nicholas Sparks e Meg Cabot. Não gosto de nada meloso e nem de histórias de amor irreais demais. São tramas muito idealizadas, com personagens idealizados. Muita quimera para o meu gosto. Também não gosto de nada dessa literatura atual pseudo-erótica, com essa pegada de romance de banca, o que é chamado pela internet afora de livros hot, como esses genéricos de Cinquenta Tons de Cinza e Toda Sua. Já não gosto nada dos originais, imagina dos genéricos? Não é por questões morais (vejam, eu adoro Henry Miller), mas acho mal escritos mesmo e muito distante da realidade do que são, de fato, o amor e o sexo.

2. Qual é o livro que você tem na estante e tem vergonha de não ter lido?


Com certeza As Vinhas da Ira de John Steinbeck. Eu adoro A Leste do Éden do mesmo autor e não sei por que diabos ainda não o li. Eu ganhei de uma amiga muito querida em um amigo secreto realizado em 2010. São seis anos na minha estante e não lido... Vergonhoso demais.

3. Qual é o seu pior hábito enquanto leitor?

Tenho o costume de ler muita coisa ao mesmo tempo. Às vezes, começo uns quatro livros por vez e termino apenas um ou dois. Depois tenho que retomar as outras leituras do início novamente. Antigamente eu tinha a mania de ler o final do livro antes de terminar, quando ainda estava no começo da leitura. Hoje já não faço mais isso. Gosto da surpresa de não saber como vai acabar. Mas creio que ler o final antes não seja um péssimo hábito. Saber como uma história termina de maneira nenhuma desmerece ou estraga a experiência de lê-la. 

4. Você costuma ler a sinopse antes de ler o livro?

Claro. É a sinopse que vai me instigar e convencer a ler ou não.

5. Qual é o livro mais caro da sua estante?


Marvel Chronicles: A Year by Year History. Foi um presente da minha mãe. Na época (creio que era 2009, por aí), custou 200 reais =O

6. Você compra livros usados em sebo?


Sim. Na minha última escavação em sebos, adquiri um exemplar super bem cuidado e com capa dura de Razão e Sensibilidade da Jane Austen por uma bagatela de cinco reais.

7. Qual é a sua livraria física favorita?

A Livraria Cultura do Shopping Curitiba. É a única da rede na capital paranaense - pelo menos, por enquanto. Eu gosto da Saraiva do Shopping Mueller também, mas não é espaçosa e nem apresenta tanta variedade como a Cultura. 

8. Qual é a sua livraria online favorita?

Saraiva Online. Nunca tive problemas com entregas, nem nada do tipo.

9. Você tem um orçamento (mensal) para comprar livros?

Não. Se sobra dinheiro para comprar alguns livros, bora! Mas a verdade é que tem muitos na minha estante que não li, então, por ora, estou evitando comprar muitos livros. Tenho comprado mais quadrinhos mesmo.

10. O que está lendo no momento?

Rede Manchete: Aconteceu, Virou História de Elmo Francfort, sobre a saudosa emissora dos Bloch. Livro-reportagem é um dos meus gêneros favoritos, o que leio mais rápido, portanto, são 426 páginas que comecei há dois dias e já estou quase no final. 

Um comentário:

  1. Adorei a tag! Bem diferente. Nunca tinha lido nada parecido.
    Beijos e boa semana!

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir