[Guilty Pleasures] Ships: melhores fanvideos

17:30 Andrizy Bento 11 Comments


Aposto que você também já shippou. Que você já torceu com afinco para algum casal de filme, série, livro, HQ ou telenovela.

Bem, hoje é Dia dos Namorados, portanto, não poderia ter uma data mais apropriada para um post sobre ships de séries.

Ship é a forma pela qual os fãs se referem aos casais da cultura pop. O termo vem de relationship (relacionamento) e surgiu em meados da década de 1990 com o Ship X, designação criada pelos fãs que viam uma ligação afetiva entre Dana Scully e Fox Mulder, a brilhante dupla/casal da série Arquivo X. Enquanto alguns espectadores se preocupavam apenas com os seres estranhos que apareciam na calada da noite e davam dor de cabeça a Mulder e Scully, outros estavam mais interessados no romance entre a dupla e em quando eles iriam finalmente ficar juntos para a alegria das shippers de plantão.

Shippers, por sua vez, tratam-se das pessoas que torcem por um casal.

Há quem diga que se você não shippou Mulder&Scully, nem mesmo pode se considerar um shipper legítimo. Exageros à parte, é fato incontestável que eles foram os pioneiros. Houve outros casais de seriados que arrebataram o público antes deles, é verdade (Capitão Kirk e Spock que o digam... ainda que nem se tratasse realmente de um casal, mas ok). Entretanto, foi com o ship X que surgiu a rivalidade nos fóruns (entre shippers e noromos, que compreendem aqueles que são contra a ideia de um casal); a interação entre as shippers (incluindo os encontros de fãs, virtuais e físicos/reais); as diversas fanfics explorando o relacionamento entre os personagens; e, obviamente, o termo em si.

Mas como nem tudo é fluffy nos fandoms da vida, existe também as ship wars: quando o grupo de fãs de um determinado casal entra em conflito com outro que torce por um casal rival da mesma obra. No fandom de Lost, a principal shipper war se dava entre as Jaters (Jack e Kate) e as Skaters (Sawyer e Kate). No fim das contas, as Jaters levaram a melhor. No fandom de House a briga era entre as Huddy (House e Cuddy) e as Hameron (House e Cameron), só para citar alguns exemplos.

Confesso que já fui mais shipper. Atualmente, em muitos casos, acho que os casais acabam prejudicando as tramas dos seriados. Talvez não exatamente os ships em si que prejudiquem, mas as shippers. O pessoal que torce e morre pelo casal, que adoram se envolver nas famigeradas ship wars. Isso me desanima um pouco a acompanhar certas produções (os roteiristas, de olho na audiência que o casal gera, acabam dando ênfase demais ao romance em detrimento de outros aspectos da narrativa); ou mesmo a participar dos grupos de discussão no facebook. Isto é, tem tantas séries incríveis que contam com mitologias extremamente envolventes... Porém, as pessoas se prendem apenas aos casais.

É frustrante reduzir uma série a um ship.

De qualquer modo, eu ainda tenho meus casais favoritos e separei os melhores fanvideos em tributo a eles para comemorar o Dia dos Namorados:

Ship X: Fox Mulder & Dana Scully (Arquivo X)

Não há muito que eu possa falar deles que já não tenha dito na introdução deste post. Eles são simplesmente o melhor casal da história dos seriados e este é o melhor fanvideo feito em homenagem aos dois. Além de a música ser linda, é um digno resumo da história do ship X. Sim, são nove minutos, mas vale a pena!


FitzSimmons: Leopold Fitz & Jemma Simmons (Agents of S.H.I.E.L.D.)

Ainda não são realmente um casal. Ainda são os melhores amigos. Ainda não rolou o jantar. E será que vai mesmo rolar? Houve convite para um encontro, mas o final da segunda temporada (aquele cliffhanger!) indica que os shippers (inclusive eu!) terão de esperar mais um pouco para ver FitzSimmons finalmente se tornar fato. A música do primeiro vídeo parece feita sob medida para o ship. Já o segundo é o vídeo mais lindo existente em tributo aos personagens. A escolha da canção e a seleção de imagens não poderiam ser mais perfeitas.


Jaime & Brienne (Game of Thrones)

Confesso não saber se existe um nome para esse ship. Confesso também que fiquei com preguiça de entrar no tumblr para procurar. Enfim, um vídeo que reúne alguns dos melhores momentos de Jaime Lannister, o regicida, e Brienne de Tarth, a hábil e leal guerreira.


Tenth Doctor & Rose Tyler (Doctor Who)

Não adianta discutir. David Tennant com seu Tenth foi o melhor Doctor contemporâneo. E Rose Tyler, a melhor companion. E ambos tinham uma química imbatível. Melhor ship de Doctor Who! Abaixo um fanvid fofo com uma música fofa.


Simon & Alisha (Misfits)

Ah, esses atores de séries britânicas com contrato para apenas duas ou três temporadas. Sempre resulta no fim prematuro, na morte trágica de personagens queridos... Foi o que aconteceu com Simon e Alisha de Misfits. Incontestavelmente o melhor casal da série, com uma história de amor em looping eterno. Há vários fanvids bem legais do ship, mas este é um dos meus favoritos.


Renly & Loras (Game of Thrones)

A regra básica para todos aqueles que ousam se aventurar por Game of Thrones é não se apegar aos personagens. Mas como seguir essa regra quando os personagens são tão cativantes? Assim como Loras Tyrell, ainda não consegui superar Renly Baratheon... Ah, como faz falta! Eis um vídeo reunindo algumas das melhores cenas dos dois personagens juntos. Essa troca de olhares entre eles...


*Salut*

11 comentários:

  1. Torço muito por Fitz e Simons. Eles são muito fofos juntos!

    http://www.jj-jovemjornalista.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu shippo personagens de animes --' tem uns que não tem como NÃO SHIPAR!
    E gente, arquivo X <3 e adoro Jaime e Brienne kkkk

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha! é verdade! Tem alguns casais de animes que são altamente shippáveis. Arquivo X é amor eterno e Jaime e Brienne... quem sabe ainda rola? ;)

      Bjão!

      Excluir
  3. Que tudo!
    Parabéns pelo post, eu adoro estes vídeos, até tenho um de Greys Anatomy no computador da música Breathe ♥ ♥ ♥


    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Helana! Esses vídeos mostram o talento dos fãs que arrasam na edição. Eu trabalho como editora de vídeos freelancer, sei o trabalho que dá editar e admiro muito essa galera que edita fanvid. Que legal! eu nunca vi muito de Greys Anatomy, mas fiquei curiosa em ver o vídeo ;)

      Excluir
  4. Quero muito assistir Greys Anatomy, mas ando tao sem tempo que quando sobre um pouquinho quero só ficar deitada na cama kkkkkkk Adorei os videos :3
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    E se eu disser que não conheço nenhum desses ships? Não assisto nenhuma dessa séries, elas realmente não fazem meu estilo, rsrs. Mas gostei muito do post, muito bem escrito e elaborado.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha! no problem, Inês ;)
      Muito obrigada pelas elogios ao post, por me visitar e reservar um tempinho para comentar!
      Bjks!

      Excluir