[Listas] Cinco bibliotecas magníficas (+ uma)

16:36 Andrizy Bento 5 Comments


Para os bibliófilos - os fascinados por livros de plantão - não há melhor lugar no mundo do que livrarias ou bibliotecas. E, como eu sou uma dessas, que se sente em casa em meio a tantos livros, fiz este post elencando as bibliotecas mais belas, criativas e interessantes que eu gostaria muito de conhecer pessoalmente e me esbaldar na diversidade de títulos que as prateleiras de suas estantes têm para oferecer. Notem que quando falo em biblioteca, não me refiro apenas ao espaço público, mas também às bibliotecas pessoais, aquelas que os aficionados montam em suas próprias casas, muitas vezes nos próprios quartos. Como quase todos os posts de setembro tem a ver com uma ocasião especial, isto é, o meu aniversário, fica como sugestão de presente para os amigos que, porventura, venham a ler este post, me levarem para passear em alguma dessas bibliotecas =D Confiram as minhas escolhas e a pequena biblioteca pessoal que tenho em casa:


1. Biblioteca moderna




Beinecke Rare Book & Manuscript Library
Esta é a biblioteca de Beinecke, fica localizada na Universidade de Yale, em New Haven, Estados Unidos. Construída em 1963, conta apenas com manuscritos e livros raros em seu acervo e é a maior desse segmento, com 12 milhões de títulos disponíveis. O seu design é bem moderno e sofisticado. Provavelmente uma das bibliotecas mais aprazíveis aos olhos.

2. Biblioteca antiga




Biblioteca da Trinity College
Belíssima e histórica estrutura localizada no campus da Trinity College, em Dublin, é uma das atrações mais visadas pelos turistas que visitam a capital irlandesa e considerada a mais deslumbrante do mundo em termos de arquitetura e design, destacando-se pelo seu teto abobadado. Construída entre 1712 e 1732, conta com mais de 200 mil volumes em seu acervo.

3. Biblioteca famosa


Biblioteca Nacional
Biblioteca de Stuttgart
Sei que estou quebrando meu próprio protocolo, mas já falei que aqui é o meu antro particular de idiossincrasias, certo? está até na descrição do blog, logo acima. Pois bem, escolhi duas bibliotecas para ilustrar este item. A Biblioteca Nacional, localizada no Rio de Janeiro, é a maior da América Latina e a sétima maior biblioteca nacional do mundo. Fundada em 1810, atualmente conta com nove millhões de títulos em seu acervo. Bem iluminada e com um toque moderno, a estrutura, com uma invisível inspiração neoclássica em seu design, possui um requinte inegável. A segunda escolhida foi a Biblioteca Pública de Stuttgart na Alemanha. inaugurada em outubro de 2011. Toda branca, com um design bem original em formato de cubo, 11 andares, repleta de escadarias e que remete à ideia de conforto e tranquilidade, algo necessário durante uma leitura. 

4. Biblioteca criativa



Uma biblioteca pessoal bem criativa. Bastou uma estante com um design diferente e voilà! Muito imaginativa a disposição dos livros. Acaba se destacando de todas as outras bibliotecas feitas em casa, por conta do estilo inventivo.  

5. Biblioteca em casa




E já que estamos falando em biblioteca em casa, eu aposto que esta é o sonho de consumo de muito bibliófilo por aí. Uma ótima ideia, especialmente para quem conta com um espaço mais restrito para dispor seus livros. Super organizada e com um tamanho adequado, mostrando que não é necessário se preocupar se o espaço para acomodar sua coleção é um tanto pequeno. Fora que ficou aconchegante. E essa vista da janela?  Ideal para uma leitura matinal, acompanhada de uma boa xícara de café ou chá; ou mesmo para uma leitura de fim da tarde. Perfeito!

+ 1: Biblioteca pessoal



Bastante singela, com minha coleção distribuída em duas estantes e composta de títulos de Neil Gaiman, Gabriel García Márquez, Fernando Sabino, Douglas Adams, J. K. Rowling, Philip Pullman e muitos quadrinhos (especialmente X-Men). Também tomei a liberdade de fotografar as prateleiras de discos de vinil (há uma quantidade considerável por aqui) e DVDs.

No fim, ao invés de cinco, acabou sendo sete bibliotecas... Mas tudo bem ;)

*Salut*

5 comentários:

  1. Uau! Bibliotecas incríveis. Vontade de fotografar tudo.

    jj-jovemjornalista.com

    ResponderExcluir
  2. Que amor sua biblioteca pessoal! Adorei os bonequinhos ali em cima, amo colecionar para decoração *--*

    ResponderExcluir
  3. Aiiii que coisas lindas!
    Um dia eu vou ter uma estante de parede a parede na minha casa!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Meu sonho de consumo é ter uma biblioteca igual a dos castelo hahahaha Mas antes eu preciso providenciar um castelo msm
    Beijoooos
    http://adoravelmetamorfose.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post!! eu queria essas blibioteca para mim <3 kk pena que n posso! adorei seu blog valeu a pena entrar nele <3

    http://oteoremadebecky.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir